Por Rodney Nascimento (doutorando em comunicação e semiótica – PUC – SP e vice-coordenador do curso de graduação em publicidade e propaganda na Faculdade Cásper Líbero – SP)
Estamos anexando ao blog links de acesso via slideshare aos três artigos abaixo:
1) Marketing etnográfico - como entender seu consumidor – por Lívia Barbosa e Eugênio Giglio.
Resumo:
O uso que se tem feito da etnografia, uma técnica de pesquisa da antropologia, para investigar o consumidor no Brasil pode induzir a erros, pois ela vem sendo aplicada como se fosse um trabalho de campo qualquer. Conheça a abordagem que congrega exigências metodológicas específicas e o princípio teórico de mapear todo o sistema de consumo em que um produto se insere.
p.s. Este artigo foi publicado na HSM Management Update nº19 - Abril 2005. Lívia Barbosa, antropóloga, é professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pode ser contatada pelo e-mail livia@visualnet.com.br. Eugenio Giglio é professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM-RJ) e pode ser contatado pelo e-mail eugenio@espm.br. http://www.slideshare.net/Qualisemeion/marketing-etnogrfico
2) Publicidade, Representação e Identidade: a cultura brasileira na estratégia das
Havaianas – por Elisa Reinhardt Piedras (Mestranda em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2003/2004, bolsista da CAPES. E-mail: elisapiedras@hotmail.com). Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Resumo
Neste trabalho, desenvolvemos uma abordagem antropológica da publicidade, através de
uma reflexão sobre a representação da identidade nacional operada pela comunicação
persuasiva. Para isso, discutimos a publicidade como sistema simbólico, a partir de Geertz e Gomes; refletimos sobre as representações sociais, segundo Jodelet, e sobre a noção de identidade nacional, de acordo com Ortiz. Especificamente, observamos elementos da estratégia comunicativa persuasiva das sandálias Havaianas, que contribui para a construção de uma idéia de cultura nacional brasileira. http://www.slideshare.net/Qualisemeion/publicidade-representao-e-identidade-sandlias-havaianas
3) Sobre a Prática Etnográfica no Campo da Comunicação. Uma formulação teórico metodológica – Por Fabrício Lopes da Silveira (Unisinos - RS)
Resumo:
Nas últimas décadas, principalmente a partir de meados dos anos 80, as áreas de
Antropologia e Comunicação vêm consolidando e afirmando vínculos, vem tecendo e ampliando um diálogo que se dá em função dos métodos, do interesse e do objeto de estudo que passam a compartilhar. Um destes traços que passam a ser compartilhados é justamente o método clássico da disciplina antropológica: a etnografia. Entretanto, na área da Comunicação o debate sobre a etnografia se faz duplamente sensível. Primeiro, por não permanecer imune à discussão epistemológica que se arrasta em torno da etnografia no interior mesmo do campo antropológico; em segundo lugar, questiona-se também, e mais drasticamente, a própria legitimidade desta assimilação, desta incorporação do método etnográfico pelo campo da Comunicação. Partindo de uma experiência de campo localizada, procuraremos articular aqui dois quadros teóricos que, conforme supomos, possibilitam às descrições etnográficas um maior apuro analítico e um caráter menos “impressionista”.
http://www.slideshare.net/Qualisemeion/etnografia-na-comunicao-a-partir-de-bourdieu
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