segunda-feira, 6 de abril de 2009

Sessão PING PONG - PING # 01

Sessão ping pong
A partir de hoje, vamos inserir em nosso blog algumas citações ou depoimentos de acadêmicos (“pings”) e profissionais do mercado (“pongs”), que se relacionem com os temas da pesquisa qualitativa e semiótica.
Para começo de conversa, segue nosso PING # 01 - correspondente ao trecho final do artigo - “Mídia, Consumo Cultural e Estilo de Vida na Pós Modernidade” - escrito pelo Prof. Dr. João Freire Filho, da UFRJ:

“Devido ao grande cruzamento de objetos consumidos, os bens culturais tendem a deixar de ser, em si mesmos, marcadores indubitáveis e estáveis de status – o critério de distinção social, nas sociedades capitalistas avançadas, parece centrar-se cada vez mais, não exatamente naquilo que se consome, mas nas formas mediante as quais os meios de consumo são conceituados, amalgamados e desfrutados.
Estou persuadido, no entanto, de que o avanço das teorizações sobre os significados dos usos e dos bens culturais está atrelado à realização de pesquisas mais empíricas, com grupos determinados em situações particulares. As hipóteses de trabalho são, de certo, tão sortidas e intrigantes quanto a pletora de estilos pós-moderna.”

João Freire Filho é professor do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da UFRJ. Seu artigo - “Mídia, Consumo Cultural e Estilo de Vida na Pós Modernidade” - foi publicado na revista ECO PÓS, vol 6 – no. 1, PP. 72-97, em 2003 e está disponível no site: http://www.pos.eco.ufrj.br/docentes/prof_jfreire.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário