segunda-feira, 6 de abril de 2009

Dica de leitura: Panorama da Semiótica de Platão a Peirce, de Winfrid Nöth


Winfrid Nöth, professor de lingüística e semiótica da Universidade de Kassel, na Alemanha e professor estrangeiro convidado do Programa de Estudos Pós Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, é o autor de "Panorama da Semiótica: de Platão a Peirce”, que foi para a 4ª. edição no Brasil, em 2008.

O livro surgiu de um curso intensivo, ministrado por Nöth na PUC-SP, em 1994, que tratou das diversas correntes da semiótica e suas contribuições para o campo da comunicação. A partir das anotações das aulas, Nöth produziu um panorama abrangente da semiótica - que se tornou um livro de leitura fácil e envolvente, em função da precisão e clareza nas formas como o autor articulou um conteúdo vasto e rico, que inclui toda a história da semiótica e diversos conceitos importantíssimos dos alicerces das diversas correntes da ciência dos signos.

No primeiro capítulo, TERMO, ORIGENS E PRECURSORES DA SEMIÓTICA, Nöth percorre os movimentos precursores e a história terminológica da Semiótica.

No segundo capítulo, HISTÓRIA DA SEMIÓTICA, o autor realiza uma abordagem histórica, de modo profundo e objetivo, percorrendo a linha do tempo desta ciência desde o período Greco-romano até o século XIX.

No terceiro capítulo, A SEMIÓTICA UNIVERSAL DE PEIRCE, Nöth concentra-se na explicação da teoria semiótica desenvolvida por Charles Sanders Peirce. Inicialmente, apresenta as três categorias universais da semiótica peirceana e os conceitos de signo, semiose e semiótica na visão de Peirce. Em seguida, apresenta os conceitos de objeto (perceptível, imediato e dinâmico), além dos três interpretantes (imediato, dinâmico e final) e a Classificação Peirceana dos Signos composta pela primeira tricotomia (baseada na categoria fundamental da Primeiridade: quali-signo, sin-signos e legi-signos), segunda tricotomia (baseada na categoria fundamental da secundidade: ícone, índice e símbolo) e terceira tricotomia (baseada na categoria fundamental da terceiridade: rema, dicente e argumento).

No quarto capítulo, SEMIÓTICA APLICADA DE EXTRAÇÃO PERCIANA, Nöth aplica a teoria peirceana na análise da fábula “Alice no País das Maravilhas”. Seu exercício pragmático é muito interessante e auxilia o leitor a vislumbrar novas possibilidades de aplicação prática dos conceitos apresentados no capítulo anterior.

Finalmente, no quinto capítulo, PEIRCE E AS BASES SEMIÓTICAS DO PARADIGMA COGNITIVO, Nöth discute possíveis pontos de encontro entre a ciência cognitiva e a semiótica, especialmente no tocante às relações entre representações mentais e iconicidade, assim como, na relevância da mediação sígnica para superação de modelos diádicos de cognição.

IDIOMA: Português
EDITORA: Annablume
ENCADERNAÇÃO: Brochura | Formato: 10,5x18cm | 150 páginas
ANO EDIÇÃO: 2008 (4ª. Ed.)
PREÇO MÉDIO: R$ 29,00
ISBN: 85-85596-36-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário