Tania Maia concluiu sua dissertação de mestrado em administração, entitulada - "Pesquisa Etnográfica : o uso desse instrumento para geração de idéias" - na PUC-SP, em 2008, a qual já está disponível na biblioteca on-line da PUC (Unid. Monte Alegre).
Com o objetivo de verificar como profissionais de marketing têm utilizado a pesquisa etnográfica na geração de idéias para novos produtos, sua base teórica fundamentou-se na pesquisa etnográfica originada na antropologia, seus conceitos e adaptações para a área de marketing. Além disso, o estudo incluiu uma pesquisa de campo com profissionais da área (de pesquisa de marketing) sobre como eles têm utilizado esta ferramenta, quais são suas limitações e contribuições para a área do marketing (como um todo); como também a autora analisou as metodologias aplicadas em três projetos etnográficos e sua análise concluiu que havia uma falta de um rigor metodológico, bem como uma confusão na aplicação da metodologia etnográfica com a técnica de observação na área da pesquisa de marketing, em função de pressões por prazos, entre outras.
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Sou professora de Comunicação Empresarial no curso de Propaganda e Marketing. É possível direcionar uma pesquisa etnográfica dentro da área de Comunicação Empresarial?
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