terça-feira, 19 de maio de 2009

Sessão Ping Pong: A mídia só tem sentido na audiência - Everardo Rocha (Prof. Dr. PUC-RJ)


Dando continuidade à sessão Ping Pong, hoje citaremos um trecho do artigo - "A mulher, o corpo e o silêncio" - do prof. Dr. Everardo Rocha, da PUC-RJ(publicado no livro "Representações do Consumo: estudos sobre a narrativa publicitária", Ed PUC-RIO, 2006 - pgs. 42-43):
“A mídia só tem sentido na audiência, ser compreendida é condição de sustento. Suas representações não são invenção unilateral e sim o exercício é de uma relação concreta entre discurso e audiência através de um código comum. Cada produção da mídia é uma relação que se estabelece e se fixa com os pensamentos e práticas dos respectivos mercados consumidores.
Nossa relação com a indústria cultural pode ser comparada a um jogo de espelhos onde a imagem dobra em indefinidos rebatimentos. A relação entre mitos fundadores - tempo da aurora - e cotidiano nas sociedades do outro traduz certa semelhança com a relação entre nós e a mídia. O importante, porém, é que qualquer que seja a forma precisa da relação, os significados produzidos pelos meios de comunicação são públicos, compartilhados, coletivos, sendo difícil, por exemplo, alguém não entender anúncio publicitário, notícia de rádio, programa de televisão ou foto de jornal. Isto indica que o estudo dos significados veiculados através destes materiais é como uma pista para os modelos de existência, desejos e impasses de uma cultura. O interesse que a indústria cultural desperta é por que nela estão algumas chaves que abrem passagens para o imaginário da sociedade que a produz”.

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