quinta-feira, 26 de agosto de 2010

III Encontro Nacional de Estudos do Consumo

De 13 a 15 de setembro, o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, o Núcleo de Estudos da Modernidade da UFF e a Escola Superior de Propaganda e Marketing vão promover o III Encontro Nacional de Estudos do Consumo. O evento será realizado das 9 às 18 horas no auditório da ESPM, que fica na Rua do Rosário, 90, Centro do Rio.
Entre os convidados estão o professor Daniel Miller, do Departamento de Antropologia da University College London, autor do livro Teoria das Compras, e o professor Gary Cross, da Pennsylvania State University, autor do livro An all-consuming century. Mais informações e inscrições pelo telefone (21) 3523-2323 ou pelo site http://iiienec.iforumer.com

Confira a programação completa do encontro:

Dia 13 de setembro
9:00 – Abertura

9:15 – Conferência de Abertura
Daniel Miller, University College London
10:30 – Mesa Redonda: Tempo, Memória e Patrimônio

Ementa: Nas sociedades contemporâneas, história, memória, patrimônio e os diversos modos de vida e saberes tradicionais passaram a ser incluídos entre os itens que possuem valor de mercado, tornando-se objetos de consumo. Paralelamente, observa-se o crescimento de análises sobre práticas de consumo em épocas passadas. O objetivo desta mesa é considerar os vários aspectos desta comoditização da tradição e da história, enfocando, ainda, o tempo como objeto de consumo e o consumo ao longo do tempo.
Coordenação: José Carlos Durand
Palestrantes:
• Verena Alberti (FGV/CPDOC)
• Emílio Eigenheer (UFF/UERJ)
• Maria do Carmo Rainho (Arquivo Nacional)
• Ricardo Gomes de Lima (UERJ; IPHAN/Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular)
14:00 – 17:00: Sessão de Grupos de Trabalho

GT 1 – Consumo e identidade
Coordenador: Profª. Drª.Bianca Freire (CPDOC)
GT 2 – Espaços e deslocamentos do consumo
Coordenador: Prof. Eugênio Giglio (ESPM/RJ)
GT 3 – Responsabilidades e ação política na esfera do consumo
Coordenador: Profª. Drª.Fátima Portilho (UFRRJ/CPDA; UFF/NEMO/LACTTA)
GT 4 – Consumo, tradição e religiosidade
Coordenador: Prof. Dr. José Sávio Leopoldi (UFF/PPGA)
GT 5 – Consumo, marcas e estilos de vida
Coordenador: Profª. Drª.Letícia Veloso (IUPERJ; UFF/NEMO)
GT 6 – Consumo, mídia e recepção
Coordenador: Profª. Drª. Lucienne Lucas (ESPM-SP)
GT 7 – Consumo, música e tribos urbanas
Coordenador: Prof. Dr. João Freire Filho / Mônica Machado (UFRJ/ECO)

Dia 14 de setembro
9:30 – Mesa Redonda: Espaços de Consumo e Formas de Comercialização

Ementa: Esta mesa discutirá a multiplicidade de espaços e relações sociais – “reais”, imaginados e virtuais – nos quais se produzem e imaginam, na contemporaneidade, as práticas e os sentidos do consumo. Neste sentido, debateremos as diferenciadas formas de consumo e comercialização, como por exemplo aquelas que se constituem em espaços alternativos, tais como o ciberespaço.
Coordenação: Carlos Alberto Messeder Pereira (ESPM-RJ)
Palestrantes:
• Victor Almeida (COPPEAD/UFRJ)
• John Wilkinson (CPDA/UFRRJ)
• Cecília Diaz-Isenrath (UNICAMP/CeTEME)
• Laura Graziela (UFF/PPGA)
14:00 – 17:00: Sessão de Grupos de Trabalho
GT 1 – Consumo e identidade
Coordenador: Profª. Drª.Bianca Freire (CPDOC)
GT 2 – Espaços e deslocamentos do consumo
Coordenador: Prof. Eugênio Giglio (ESPM/RJ)
GT 3 – Responsabilidades e ação política na esfera do consumo
Coordenador: Profª. Drª.Fátima Portilho (UFRRJ/CPDA; UFF/NEMO/LACTTA)
GT 4 – Consumo, tradição e religiosidade
Coordenador: Prof. Dr. José Sávio Leopoldi (UFF/PPGA)
GT 5 – Consumo, marcas e estilos de vida
Coordenador: Profª. Drª.Letícia Veloso (IUPERJ; UFF/NEMO)
GT 6 – Consumo, mídia e recepção
Coordenador: Profª. Drª. Lucienne Lucas (ESPM-SP)
GT 7 – Consumo, música e tribos urbanas
Coordenador: Prof. Dr. João Freire Filho / Mônica Machado (UFRJ/ECO)
Dia 15 de Setembro de 2006
9:00 – Mesa Redonda: Consumo e Sociedades em uma Perspectiva Comparada

Ementa: A sociedade de consumo tem dado margem a interpretações diversas. Estas vão desde uma visão profundamente negativa e moralizante até outras que a encaram como a realização prática de muitas das promessas da democracia. Nesta oportunidade, propomos a discussão de alguns aspectos e interpretações sobre a sociedade de consumo, contextualizados tanto no âmbito da sociedade brasileira como no de outras sociedades.
Coordenação: Maria Celina Soares D’Araújo (CPDOC/FGV; PPGCP/UFF)
Palestrantes:
• Ruben Oliven (UFRGS)
• Carlos Alberto Messeder Pereira (ESPM-RJ)
• Filomena Silvano (Universidade de Lisboa)
• Nizia Vilaça (UFRJ)
Conferência de Encerramento (Keynote Address)
Gary Cross, Pennsylvania State University/EUA

FONTE: http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/portal/riomidia/rm_materia_conteudo.asp?idioma=1&idMenu=3&label=Materias&v_nome_area=Mat%E9rias&v_id_conteudo=65893
ACESSO em 26/08/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário