quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Ways of Seeing - série BBC - com John Berger


Segue o link para acesso ao primeiro vídeo da minisérie "Ways of Seeing", com John Berger, produzida pela BBC, nos anos 70.
-> http://www.youtube.com/watch?v=LnfB-pUm3eI
Trata-se de um material muito interessante para aqueles que estudam a imagem e suas manifestações nas artes plásticas e na publicidade, sobretudo a partir de olhares críticos, ligados à semiótica ou à antropologia visual!
John Berger passeia por Londres dos anos 70 e analisa anúncios e obras de arte diversas, fala da ideologia e dos valores do consumo; mas,como todo bom britânico, sua clareza de idéias e senso crítico é o que mais torna este documentário interessante para nós, tupiniquins!
A série é composta por quatro episódios, todos eles disponíveis em "pedaços picotados" no Youtube... Mas que também foram publicados em um livro - originalmente em inglês, depois reeditado em português de Portugal, na década de 80, edição disponível na biblioteca da PUC-SP e das FFLCH-USP... E recentemente, em 1999, publicado pela Editora Rocco no Brasil.

Seguem abaixo trechos da resenha disponível no site da Editora Rocco:

De que maneira as imagens que passam por nossos olhos nos afetam ou refletem aspectos da sociedade em que vivemos? Quem responde é o crítico de arte, historiador e romancista John Berger na coletânea de ensaios Modos de ver. Escrito em parceria com mais quatro autores, o livro é baseado no popular programa homônimo, veiculado pela BBC de Londres no início dos anos 70, e propõe despertar no leitor uma maneira diferente de ver ou observar cenas banais, obras de arte, publicidade etc.

Modos de ver é composto por sete ensaios que podem ser lidos em qualquer ordem, sendo que três deles usam apenas imagens. Ao todo, são utilizadas 155 reproduções de obras que hoje pertencem a acervos de importantes museus da Europa. Apesar de ser estruturado a partir de ponderações sobre a História da Arte, o livro transcende a sua função de pensar a questão estética e acaba fazendo o leitor refletir sobre a sua visão de mundo.

Olhar é um ato de escolha. A percepção de qualquer imagem é afetada pelo que sabemos ou pelo que acreditamos. Assim, é possível entender que toda imagem incorpora uma forma de ver. Os nus europeus, por exemplo, pintados como se a mulher estivesse a serviço do desejo do espectador (geralmente masculino), pressupõem um relacionamento desigual presente até hoje na nossa cultura, de que homens e mulheres têm presenças sociais diferentes e agem como tal.

Depois de estabelecer a clara relação entre olhar e possuir, John Berger e seus amigos partem para analisar as imagens publicitárias. Constatam que elas não são apenas um conjunto de visões competindo umas com as outras. A imagem publicitária é uma continuidade direta da pintura a óleo, uma vez que, tanto quanto aquela forma de arte, ela é a celebração da propriedade privada. Em Modos de ver, que faz parte da Coleção ArteMídia da Rocco, John Berger, Sven Blomberg, Chris Fox, Michael Dibb e Richard Hollis treinam o olho do leitor/espectador para que ele desperte para as mensagens, explícitas ou não, dos signos à sua volta.


Sobre o autor

John Berger nasceu em Londres e vive atualmente nos Alpes franceses, praticamente recluso. Modos de ver, de 1972, foi seguido por The sense of sight (1985) e Keeping a rendezvous (1991), entre outros.


http://www.editoras.com/rocco/022203.htm
Postado por Maria C Mendonça

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