quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Hearing our voices: uma pesquisa participativa conduzida pela Prof. Dr. Barbara Schneider, da Universidade de Calgary, Canadá


Abaixo seguem informações interessantes sobre uma pesquisa participativa, conduzida com pessoas envolvidas com a questão da esquizofrenia, pela Dra. Barbara Schneider, coordenadora do programa de PHD em Communications & Culture da Universidade de Calgary, no Canadá!

ResearchThe struggle for housing stability is among the many challenges faced by people with schizophrenia. That struggle was the focus of a recent participatory action research project under the direction of Barbara Schneider, PhD, Faculty of Communication and Culture, University of Calgary, and funded by the Social Sciences and Humanities Research Council of Canada.
Participatory research involves members of a community group in meaningful participation in all stages of the research process, including developing the research question, gathering the data, analyzing the data, and disseminating and using the results.

Project Overview
This project involved as co-researchers nine members of the Peer Support Unsung Heroes Program at the Schizophrenia Society of Alberta, Calgary Chapter, all of whom have schizophrenia and have experienced housing instability. The members of this group initiated the research, chose the topic, and, under the guidance of Dr. Schneider, conducted interviews and focus groups with 30 people who have schizophrenia and have experienced homelessness or housing instability. (for more info on exactly what we did link to dilemmas paper)
The main theme arising from this research is the tension between care and control in the relationship between people with psychiatric disabilities and housing and medical service providers. People with psychiatric disabilities want, need, and appreciate the help and care they receive from family members, mental health professionals, government agencies, and housing and other service providers. But to receive that care, they must submit themselves to a variety of forms of what they regard as intrusive surveillance and coercive control over many (perhaps all) aspects of their lives. If they are not willing to do this, they run the risk that care --including housing -- will be withheld. The tension between care and control creates dilemmas for people with psychiatric disabilities that they must negotiate in all their interactions with housing service providers.

http://callhome.ucalgary.ca/

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Ways of Seeing - série BBC - com John Berger


Segue o link para acesso ao primeiro vídeo da minisérie "Ways of Seeing", com John Berger, produzida pela BBC, nos anos 70.
-> http://www.youtube.com/watch?v=LnfB-pUm3eI
Trata-se de um material muito interessante para aqueles que estudam a imagem e suas manifestações nas artes plásticas e na publicidade, sobretudo a partir de olhares críticos, ligados à semiótica ou à antropologia visual!
John Berger passeia por Londres dos anos 70 e analisa anúncios e obras de arte diversas, fala da ideologia e dos valores do consumo; mas,como todo bom britânico, sua clareza de idéias e senso crítico é o que mais torna este documentário interessante para nós, tupiniquins!
A série é composta por quatro episódios, todos eles disponíveis em "pedaços picotados" no Youtube... Mas que também foram publicados em um livro - originalmente em inglês, depois reeditado em português de Portugal, na década de 80, edição disponível na biblioteca da PUC-SP e das FFLCH-USP... E recentemente, em 1999, publicado pela Editora Rocco no Brasil.

Seguem abaixo trechos da resenha disponível no site da Editora Rocco:

De que maneira as imagens que passam por nossos olhos nos afetam ou refletem aspectos da sociedade em que vivemos? Quem responde é o crítico de arte, historiador e romancista John Berger na coletânea de ensaios Modos de ver. Escrito em parceria com mais quatro autores, o livro é baseado no popular programa homônimo, veiculado pela BBC de Londres no início dos anos 70, e propõe despertar no leitor uma maneira diferente de ver ou observar cenas banais, obras de arte, publicidade etc.

Modos de ver é composto por sete ensaios que podem ser lidos em qualquer ordem, sendo que três deles usam apenas imagens. Ao todo, são utilizadas 155 reproduções de obras que hoje pertencem a acervos de importantes museus da Europa. Apesar de ser estruturado a partir de ponderações sobre a História da Arte, o livro transcende a sua função de pensar a questão estética e acaba fazendo o leitor refletir sobre a sua visão de mundo.

Olhar é um ato de escolha. A percepção de qualquer imagem é afetada pelo que sabemos ou pelo que acreditamos. Assim, é possível entender que toda imagem incorpora uma forma de ver. Os nus europeus, por exemplo, pintados como se a mulher estivesse a serviço do desejo do espectador (geralmente masculino), pressupõem um relacionamento desigual presente até hoje na nossa cultura, de que homens e mulheres têm presenças sociais diferentes e agem como tal.

Depois de estabelecer a clara relação entre olhar e possuir, John Berger e seus amigos partem para analisar as imagens publicitárias. Constatam que elas não são apenas um conjunto de visões competindo umas com as outras. A imagem publicitária é uma continuidade direta da pintura a óleo, uma vez que, tanto quanto aquela forma de arte, ela é a celebração da propriedade privada. Em Modos de ver, que faz parte da Coleção ArteMídia da Rocco, John Berger, Sven Blomberg, Chris Fox, Michael Dibb e Richard Hollis treinam o olho do leitor/espectador para que ele desperte para as mensagens, explícitas ou não, dos signos à sua volta.


Sobre o autor

John Berger nasceu em Londres e vive atualmente nos Alpes franceses, praticamente recluso. Modos de ver, de 1972, foi seguido por The sense of sight (1985) e Keeping a rendezvous (1991), entre outros.


http://www.editoras.com/rocco/022203.htm
Postado por Maria C Mendonça

Três dicas de livro para consumo sem culpa!!!




1) Vida Para Consumo
Autor: Zygmunt Bauman
Bauman escreve sobre a sutil e gradativa transformação dos consumidores em mercadorias na sociedade contemporânea. As pessoas precisam se submeter a constantes remodelamentos para que, ao contrário das roupas e dos produtos que rapidamente saem de moda, não fiquem obsoletas. Bauman examina ainda o impacto da conduta consumista em diversos aspectos da vida social - política, democracia, comunidades, parcerias, construção de identidade, produção e uso de conhecimento. E analisa como esta característica “do homem como produto” parece evidente no mundo virtual nas redes de relacionamento, como Orkut e MySpace.

ISBN: 853780066x ISBN-13: 9788537800669 1ª Edição - 2008 Editora: Jorge Zahar
Preço: R$ 30,00 a 38,00

2) Sociedade De Consumo Coleção Ciências Sociais – Passo a Passo
Autor: Lívia Barbosa
Nesse livro Lívia Barbosa faz uma avaliação crítica acerca dos estudos sobre a sociedade de consumo e o consumo no Brasil, a partir de suas origens históricas e de sua caracterização sociológica segundo a visão de diferentes autores.
ISBN: 8571108137 ISBN-13: 9788571108134 1ª Edição - 2004 Editora: Jorge Zahar
Preço: 19,90

3) Cultura, Consumo e Identidade
Organizadores: Colin Campbell e Lívia Barbosa
Há muito mais no ato de consumir do que supõe nossa vã idéia de sociedade de consumo. É o que nos revelam os ensaios aqui contidos, mostrando a metafísica e o drama social do consumo, o comportamento do consumidor em relação a materiais artificiais e à limpeza, ou sua identidade afirmada na própria pele através de uma tatuagem, e nos mercados de devoção xiita. Tanto o público acadêmico das áreas de ciências sociais, comunicação e administração, quanto os profissionais de marketing, propaganda e negócios têm aqui uma excelente oportunidade de tomar conhecimento dos modernos estudos sobre o assunto.
ISBN: 8522505705 ISBN-13: 9788522505708 1ª Edição - 2006 Editora FGV
Preço: R$ 27,00