ABEP - Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa
Por Diva Tammaro de Oliveira
Este é um curso de Pesquisa Qualitativa abrangendo toda a área da Quali, propiciando ao aluno uma visão de toda a matéria, com ênfase em métodos de coleta de dados.
A abordagem terá como destaque a experiência das profissionais que desenvolveram o presente curso e da longa experiência na área por parte da professora.
Objetivos do Curso
Este curso tem como objetivo central apresentar e discutir questões básicas e introdutórias relativas à Pesquisa Qualitativa, de modo a desenvolver a área de pesquisa de mercado no Brasil, através da formação e aprimoramento de seus profissionais – atuais e futuros.
Além disso, tem o papel de oferecer elementos para que pesquisadores e usuários de pesquisa possam discutir, planejar, acompanhar e avaliar um trabalho qualitativo.
Não se propõe, no entanto, ao treinamento para realização de Entrevistas em Profundidade, Moderação e Análise – o que deverá ser alvo de curso especializado, elaborado com a finalidade básica de treinar a aplicação prática e execução de pesquisas com metodologia qualitativa.
Público-Alvo
Profissionais das áreas de pesquisa de marketing, pesquisa quantitativa, pesquisa de mídia, com formação universitária. Ainda, devem participar os profissionais iniciantes em Pesquisa Qualitativa e os clientes usuários deste tipo de pesquisa.
A estrutura prevista considera o perfil de cada turma formada, seja na carga horária destinada a cada etapa, seja na discussão e aplicação das ferramentas apropriadas.
Ao final do curso o participante estará apto a:
* Avaliar o desenvolvimento de trabalhos na área de pesquisa qualitativa.
* Identificar empresas e Ppofissionais da área de qualitativa selecionando os de melhor potencial em caso de necessidade de terceirização ou contratação.
* Acompanhar trabalhos na área de pesquisa qualitativa.
* Planejar uma pesquisa na área qualitativa.
Corpo Docente
* Professora Diva Tammaro de Oliveira
* Desenvolvimento Ana Luiza de Carvalho Pupo e Diva Tammaro de Oliveira
Currículo da Professora Diva Tammaro de Oliveira
Cursou Psicologia na USP, atuou em grandes empresas de pesquisa e agências de publicidade e foi diretora-geral de pesquisa qualitativa da Research International.
Desde 1984 dirige a Recherche, sua própria empresa. É pioneira na criação de métodos diferenciados como Bricolage, Abordagem Etnográfica e Pesquisa Qualitativa Online.
Cria e ministra cursos, seminários, palestras e papers nacionais e internacionais para a ABEP, ABA, ESOMAR e QRCA, além de suas atividades didáticas na pós-graduação em Pesquisa de Mercado da ECA-USP
O Curso
As aulas são expositivas, com a realização de exercícios práticos em grupo em sala de aula, com apoio de data-show.
Exposição dos tópicos do curso: fundamentos, definições teóricas e discussões sobre questões práticas
Exercícios práticos: sedimentação do conhecimento e exemplificação dos tópicos expostos durante a aula
Leitura: complemento das informações teóricas, desenvolvimento de postura crítica sobre o tema/área
Conteúdo Programático
* Conceituação e fundamentos da Pesquisa Qualitativa
* Aplicações
* Especificidades – dados qualitativos x quantitativos
* Etapas do Projeto Qualitativo – o processo
o briefing
o planejamento, elaboração de proposta
o elaboração de roteiro
o recrutamento
o coleta de dados
o análise de resultados
o apresentação ao cliente e recomendações
* Métodos de Coleta
* Técnicas e Ferramentas Utilizadas
* Papel e funções do pesquisador e do cliente em Pesquisa Qualitativa
* Ética na Pesquisa Qualitativa
* Perspectivas futuras – novos desafios e técnicas
Detalhamento do Conteúdo Programático do Curso de Pesquisa Qualitativa 1
Primeiro dia (8 horas)
Módulo I
Apresentação do curso, professor, alunos
Expectativas dos alunos
Explicações e informações gerais sobre o curso – o que o curso oferece
Introdução ao tema: Pesquisa Qualitativa – FAQ
Módulo II
Aplicação Prática: a pesquisa ajudando a entender o comportamento do consumidor
Os objetivos da Pesquisa Qualitativa
Principais tipos de estudo
Pesquisa Exploratória, estudos de cenário, inovação, diagnóstico, tendências
Módulo III
Conceituação da Pesquisa Qualitativa
Fundamentos Teóricos: Ciências Humanas
Módulo IV
Quali x Quanti – diferenças, superposições
Entrevista qualitativa x entrevista quantitativa
Segundo dia (8 horas)
Módulo V
Etapas da Pesquisa Qualitativa
Briefing e Planejamento
Considerações sobre Planejamento e Amostra
Módulo VI
Áreas de Abordagem e Roteiro
Recrutamento
Análise, Apresentação e Recomendações
Módulos VII e VIII
Coleta de Dados em Estudos Qualitativos
Discussões em Grupo e variações
Entrevistas em Profundidade e variações
Terceiro dia
Modulo IX
Técnicas e ferramentas usadas em Pesquisa Qualitativa
Técnicas Projetivas e expressivas
Modulo X
Novas fronteiras da Pesquisa Qualitativa – Inovação, Etnografia, Pesquisa on-line
Código de Ética
Tendências – desenvolvimento da área qualitativa
Módulos XI e XII
Aula Prática: Discussão em Grupo – em sala de DG
Papel do cliente e dos fornecedores no processo
Como assistir/tirar proveito da experiência de Pesquisa Qualitativa
Informações Gerais
Próxima turma
* Data: 16 a 19 de setembro de 2009
* Horário: Das 9:00 às 18:30 hs
* Carga horária: 32 horas
* Local: São Paulo SP
Investimento
Filiado ABEP e/ou ABA: R$ 1450,00
Não-filiado: R$ 1800,00
Estudantes: R$ 1170,00
Para usufruir do valor de estudantes o interessado deverá apresentar declaração da universidade, bem como comprovante de matrícula referente a 2009
O investimento inclui: material didático, coffee-breaks e certificado.
Consulte nossas formas de pagamento parcelado.
Inscrição
Faça sua inscrição agora mesmo, enviando um e-mail para cursos@abep.org ou pelo telefone (11) 3078-7744, com Kátia.
Bibliografia Recomendada
BAUER, M.B. & GASKELL, G. (2002) Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som – Um manual prático. – Petrópolis, RJ: Vozes
SOLOMON, M.R. (2002) O Comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo – Porto Alegre: Bookman
domingo, 9 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário