domingo, 9 de agosto de 2009

CURSO - Fundamentos e Novas Fronteiras

ABEP - Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa

Por Diva Tammaro de Oliveira

Este é um curso de Pesquisa Qualitativa abrangendo toda a área da Quali, propiciando ao aluno uma visão de toda a matéria, com ênfase em métodos de coleta de dados.
A abordagem terá como destaque a experiência das profissionais que desenvolveram o presente curso e da longa experiência na área por parte da professora.

Objetivos do Curso

Este curso tem como objetivo central apresentar e discutir questões básicas e introdutórias relativas à Pesquisa Qualitativa, de modo a desenvolver a área de pesquisa de mercado no Brasil, através da formação e aprimoramento de seus profissionais – atuais e futuros.

Além disso, tem o papel de oferecer elementos para que pesquisadores e usuários de pesquisa possam discutir, planejar, acompanhar e avaliar um trabalho qualitativo.

Não se propõe, no entanto, ao treinamento para realização de Entrevistas em Profundidade, Moderação e Análise – o que deverá ser alvo de curso especializado, elaborado com a finalidade básica de treinar a aplicação prática e execução de pesquisas com metodologia qualitativa.

Público-Alvo

Profissionais das áreas de pesquisa de marketing, pesquisa quantitativa, pesquisa de mídia, com formação universitária. Ainda, devem participar os profissionais iniciantes em Pesquisa Qualitativa e os clientes usuários deste tipo de pesquisa.

A estrutura prevista considera o perfil de cada turma formada, seja na carga horária destinada a cada etapa, seja na discussão e aplicação das ferramentas apropriadas.

Ao final do curso o participante estará apto a:

* Avaliar o desenvolvimento de trabalhos na área de pesquisa qualitativa.
* Identificar empresas e Ppofissionais da área de qualitativa selecionando os de melhor potencial em caso de necessidade de terceirização ou contratação.
* Acompanhar trabalhos na área de pesquisa qualitativa.
* Planejar uma pesquisa na área qualitativa.

Corpo Docente

* Professora Diva Tammaro de Oliveira
* Desenvolvimento Ana Luiza de Carvalho Pupo e Diva Tammaro de Oliveira

Currículo da Professora Diva Tammaro de Oliveira

Cursou Psicologia na USP, atuou em grandes empresas de pesquisa e agências de publicidade e foi diretora-geral de pesquisa qualitativa da Research International.

Desde 1984 dirige a Recherche, sua própria empresa. É pioneira na criação de métodos diferenciados como Bricolage, Abordagem Etnográfica e Pesquisa Qualitativa Online.

Cria e ministra cursos, seminários, palestras e papers nacionais e internacionais para a ABEP, ABA, ESOMAR e QRCA, além de suas atividades didáticas na pós-graduação em Pesquisa de Mercado da ECA-USP

O Curso

As aulas são expositivas, com a realização de exercícios práticos em grupo em sala de aula, com apoio de data-show.

Exposição dos tópicos do curso: fundamentos, definições teóricas e discussões sobre questões práticas

Exercícios práticos: sedimentação do conhecimento e exemplificação dos tópicos expostos durante a aula

Leitura: complemento das informações teóricas, desenvolvimento de postura crítica sobre o tema/área

Conteúdo Programático

* Conceituação e fundamentos da Pesquisa Qualitativa
* Aplicações
* Especificidades – dados qualitativos x quantitativos
* Etapas do Projeto Qualitativo – o processo
o briefing
o planejamento, elaboração de proposta
o elaboração de roteiro
o recrutamento
o coleta de dados
o análise de resultados
o apresentação ao cliente e recomendações
* Métodos de Coleta
* Técnicas e Ferramentas Utilizadas
* Papel e funções do pesquisador e do cliente em Pesquisa Qualitativa
* Ética na Pesquisa Qualitativa
* Perspectivas futuras – novos desafios e técnicas

Detalhamento do Conteúdo Programático do Curso de Pesquisa Qualitativa 1

Primeiro dia (8 horas)

Módulo I

Apresentação do curso, professor, alunos
Expectativas dos alunos
Explicações e informações gerais sobre o curso – o que o curso oferece
Introdução ao tema: Pesquisa Qualitativa – FAQ

Módulo II

Aplicação Prática: a pesquisa ajudando a entender o comportamento do consumidor
Os objetivos da Pesquisa Qualitativa
Principais tipos de estudo
Pesquisa Exploratória, estudos de cenário, inovação, diagnóstico, tendências

Módulo III

Conceituação da Pesquisa Qualitativa
Fundamentos Teóricos: Ciências Humanas

Módulo IV

Quali x Quanti – diferenças, superposições
Entrevista qualitativa x entrevista quantitativa

Segundo dia (8 horas)

Módulo V

Etapas da Pesquisa Qualitativa
Briefing e Planejamento
Considerações sobre Planejamento e Amostra

Módulo VI

Áreas de Abordagem e Roteiro
Recrutamento
Análise, Apresentação e Recomendações

Módulos VII e VIII

Coleta de Dados em Estudos Qualitativos
Discussões em Grupo e variações
Entrevistas em Profundidade e variações

Terceiro dia

Modulo IX

Técnicas e ferramentas usadas em Pesquisa Qualitativa
Técnicas Projetivas e expressivas

Modulo X

Novas fronteiras da Pesquisa Qualitativa – Inovação, Etnografia, Pesquisa on-line
Código de Ética
Tendências – desenvolvimento da área qualitativa

Módulos XI e XII

Aula Prática: Discussão em Grupo – em sala de DG
Papel do cliente e dos fornecedores no processo
Como assistir/tirar proveito da experiência de Pesquisa Qualitativa
Informações Gerais

Próxima turma

* Data: 16 a 19 de setembro de 2009
* Horário: Das 9:00 às 18:30 hs
* Carga horária: 32 horas
* Local: São Paulo SP

Investimento

Filiado ABEP e/ou ABA: R$ 1450,00
Não-filiado: R$ 1800,00

Estudantes: R$ 1170,00

Para usufruir do valor de estudantes o interessado deverá apresentar declaração da universidade, bem como comprovante de matrícula referente a 2009

O investimento inclui: material didático, coffee-breaks e certificado.
Consulte nossas formas de pagamento parcelado.

Inscrição

Faça sua inscrição agora mesmo, enviando um e-mail para cursos@abep.org ou pelo telefone (11) 3078-7744, com Kátia.
Bibliografia Recomendada

BAUER, M.B. & GASKELL, G. (2002) Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som – Um manual prático. – Petrópolis, RJ: Vozes

SOLOMON, M.R. (2002) O Comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo – Porto Alegre: Bookman

Nenhum comentário:

Postar um comentário